Zootecnia

Somente ovelhas felizes produzem lã de qualidade

“Somente ovelhas felizes produzem lã de qualidade”.

Uso essa frase há um bom tempo porque acho que ela faz muito sentido! Para termos aquela meada ou novelo de lã macio e resistente que tanto amamos para tecer nossas peças, os cuidados com a fibra da lã começam lá no campo, antes mesmo dos cordeiros nascerem. Os ovinos produtores de lã devem ser criados bem felizes, com nutrição, manejo e bem-estar adequados.

Existe um conjunto de princípios denominado As 5 Liberdades dos Animais, que servem como Norte para assegurar o bem-estar animal. Eles foram publicados pela primeira vez na década de 60, passaram por algumas reformulações e até hoje são referência na mensuração da “felicidade” dos animais de criação.

São elas:

1. Livre de fome e sede: os animais devem ter acesso a água e alimento de boa qualidade.

As necessidades nutricionais variam e devem ser devidamente atendidas a cada estágio fisiológico do animal. Na ovinocultura é indispensável um planejamento forrageiro dentro da propriedade ao longo do ano e, de preferência com auxílio de um profissional da área de nutrição animal (como um zootecnista, por exemplo 💁‍♀️). O acesso à água deve ser livre.

 

Fazenda Caixa Dágua
Descansando de pança cheia 😋

 

2. Livre de desconforto: o ambiente em que os animais vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso adequados. Os locais de manejo também não devem apresentar riscos aos animais.

3. Livre de dor e doença: os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais. Um manejo sanitário preventivo bem planejado é essencial dentro de uma propriedade produtora de ovinos.

 

4. Livre para expressar os comportamentos naturais da espécie: os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente e adequado e companhia de outros animais da sua espécie.
Já falei um pouco sobre esse assunto no post Ovelhas não são pets! 

Sombra e água fresca!

 

5. Livre de medo e de estresse: a liberdade mais difícil de mensurar. A carência de uma ou mais das quatro liberdades mencionadas podem desencadear medo e/ou estresse. Além disso tudo, não devemos submeter os animais a manejos que possam causar medo, estresse e/ou ferimentos.

 


Ovelha sendo tosquiada pelo método de Tally-hai: animal solto sem amarração alguma, movimentos calmos e suaves. Nenhum prejuízo para o animal nem para o tosador.

 

Bem-estar aliado a manejo e nutrição resultam em produção de lã de excelente qualidade. A “colheita” da lã que é feita anualmente é a remuneração do produtor portanto, não há motivo algum para o produtor criar seus animais de forma inadequada.

Onde tem lã de qualidade, tem bem-estar animal! #uselã

(2) Comentários

  1. Adilma Maria de Sousa diz:

    Muito obrigada, informações muito legais,eu não sabia de algumas coisas.👏👏👏👏👏.

    1. A intenção é exatamente essa: informação de qualidade! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *